Project Description

Dúvidas Frequentes

.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, com peso maior de 50 Kg. Entre 16 e 17 anos é necessário apresentar consentimento do seu responsável. Sua primeira doação deve ser feita até 60 anos.

Quanto tempo demora a doação?

A coleta do sangue é bem rápida: leva de 8 a 12 minutos. Mas você vai permanecer mais tempo no serviço para passar por todo o processo de avaliação antes da doação. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local.

O procedimento oferece algum perigo?

Doar sangue é totalmente seguro. Todos os materiais utilizados, como agulha e bolsas, são descartáveis. O pessoal que realiza a coleta é treinado para utilizar técnicas que garantem a sua segurança.

Quanto sangue é retirado?

São, em média, 450 ml. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Mas meu corpo não vai sentir falta desse sangue?

Não. Nós possuímos cerca de 5 litros de sangue no nosso corpo, e conseguimos repor e alcançar os níveis normais em até 72 horas.

Doar sangue engorda ou emagrece?

Ao doar sangue você não engorda, nem emagrece.

Doar sangue engrossa ou afina o sangue?

Não engrossa nem afina o sangue, é apenas um mito.

Doar sangue vicia?

Não. A doação de sangue não está relacionada a nenhuma dependência.

Existem algumas doenças que impedem a doação de sangue?

Sim. Doenças infecciosas, como a gripe, inflamatórias e doenças crônicas podem impedir temporariamente ou definitivamente a doação. Em caso de dúvida, converse com o profissional de saúde do Núcleo para saber se tudo está ok

E o que eu preciso levar no dia da doação?

Apenas um documento oficial com foto.

Eu fiz uma cirurgia recentemente. Posso doar sangue?

Você deve esperar 72 horas para doar sangue após uma extração dentária. Nas operações como apendicite e retirada de varizes, você deve esperar 3 meses para doar. Procedimentos mais complexos, como a remoção da tireoide ou de um rim, aguardar 6 meses. Caso você tenha passado por uma transfusão de sangue é importante aguardar por um ano.

Quem fez exame de endoscopia passa um tempo sem poder doar?

Sim. O candidato deve esperar o intervalo de 6 meses para voltar a doar, caso tenha passado por qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc).

E quanto tempo eu tenho que esperar entre uma doação e outra?

Os homens podem doar a cada 2 meses. Já as mulheres devem aguardar três meses entre as doações.

E depois de doar sangue? Devo seguir alguma recomendação médica?

Sim. Evite esforços físicos, beba bastante água, não fume por duas horas e evite ingerir álcool pelo resto do dia. Também é importante não praticar esportes radicais ou dirigir veículos de grande porte.

A taxa de doações no Brasil é baixa?

De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde somente 1,6% da população brasileira é doadora. Esse número precisa subir. Que tal ser um doador de sangue?

Existe algum substituto para o sangue?

Não. Ainda não há nenhum substituto do sangue, só através da doação voluntária é possível salvar a vida de pacientes que necessitam de transfusão sanguínea.

Por que não se podem consumir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem à doação?

Todo o sangue coletado passa por vários exames. Um teor de gordura alto pode impedir a realização dos testes como hepatites B e C, Aids, Sífilis e doença de Chagas.

As pessoas que tem tatuagem e fazem maquiagem definitiva podem doar?

As pessoas que possuem tatuagem podem doar sim, mas a doação só pode ser realizada após um ano da aplicação da tatuagem ou da maquiagem.

As pessoas que tem piercings podem doar?

Se você possui piercing deverá aguardar 12 meses após colocação. Se o piercing estiver na boca ou região genital, você não poderá doar enquanto estiver com piercing, e terá que esperar 12 meses após a retirada para voltar a doar sangue.

A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?

Sim, não existe impedimento neste caso.

Mulheres grávidas podem doar sangue?

Não. A mulher não pode estar grávida e, se o parto for normal, pode doar depois de três meses. Em caso de cesariana, após seis meses. Se tiver sofrido aborto, deve esperar também 3 meses.

Quem está fazendo regime para emagrecer ou dieta pode doar sangue?

Sim. Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde.

Quem estiver fazendo tratamento homeopático pode doar sangue?

Sim, não existe impedimento neste caso.

Quem está tomando medicamento pode doar?

Os candidatos à doação que estiverem fazendo uso de medicamento devem entrar em contato com o Núcleo para esclarecimentos necessários. O uso de alguns tipos de remédios não impede a doação.

As pessoas que tem piercings podem doar?

Segundo a portaria do Ministério da Saúde, o candidato que estiver com infecção e em uso de antibiótico estará apto à doação duas semanas após o fim do tratamento e desaparecimento dos sintomas. Já a pessoa que estiver fazendo tratamento com anti-inflamatório, deve aguardar 7 (sete) dias após o fim do tratamento e melhora do quadro.

O que é sangue raro?

É um sangue com característica específica, de baixa frequência na população e algumas vezes, pode ter uma característica familiar.

Uma pessoa anêmica pode doar sangue?

Não. Para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde. A identificação da anemia é feita antes da doação através do teste rápido de hemoglobina e/ou hematócrito, por punção no dedo da mão e obtenção de uma gota de sangue.

Quem está fazendo regime para emagrecer ou dieta pode doar sangue?

Sim. Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde.

Quais as vacinas que impedem a doação? Quanto tempo depois de ter tomado a vacina a pessoa poderá doar sangue?

O tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina. Vacinas compostas de vírus ou bactérias vivos e atenuados (ex.: sarampo, rubéola, poliomielite oral, febre amarela, H1N1) necessitam de 4 semanas de intervalo para a doação. Já as vacinas compostas de vírus ou bactérias mortas, toxóides ou recombinantes (ex.: tétano, hepatite B, Influenza) exigem um período mínimo de 48 horas para doação de sangue desde que o candidato não apresente qualquer reação decorrente da vacinação. Vacinação anti-rábica exige período mínimo de 1 ano para a doação de sangue.

Quem está tomando medicamento pode doar?

Os candidatos à doação que estiverem fazendo uso de medicamento devem entrar em contato com o Núcleo para esclarecimentos necessários. O uso de alguns tipos de remédios não impede a doação.

Por que só pode doar sangue quando se teve hepatite antes dos 11 anos de idade?

Porque antes dos 10 anos de idade, a probabilidade é que o candidato tenha tido hepatite do tipo A. Este fato já foi confirmado em vários estudos epidemiológicos. Como a hepatite A não deixa sequelas nem partículas virais remanescentes após a cura, não há contra-indicação em doar sangue após esse tipo de hepatite.

Por que doadores provenientes de área endêmica para Malária não podem doar sangue?

Os candidatos à doação poderão realizar sua doação 12 meses após a estadia ou visita às zonas endêmicas. Os candidatos ficam temporariamente inaptos à doação para diminuir o risco de ocorrência de Malária transfusional.

O que são situações de risco acrescido para se transmitir doenças através da doação de sangue?

Ter múltiplos parceiros sexuais ocasionais ou eventuais sem uso de preservativo, usar drogas injetáveis, ter sido vítima de estupro, ser parceiro sexual de pessoa que tenha exame reagente para infecções de transmissão sexual e sanguínea.

O Núcleo realiza cadastro para doação de medula óssea?

Não. Informações sobre como e onde doar medula óssea podem ser obtidos no site do INCA (http://redome.inca.gov.br).